segunda-feira, 18 de julho de 2011

O dia em que o vôlei tomou o Maracanã

ALLAN SIMON

Maracanã lotado. 95.887 torcedores pagantes para torcer pela seleção brasileira em uma noite chuvosa de julho. Não, nós não estamos falando de futebol. No dia 26 de julho de 1983, Brasil e União Soviética protagonizaram um dos maiores momentos do vôlei mundial. E, nesse dia, nosso país garantiu para sempre o seu nome no cenário internacional.

Se o Brasil hoje é a maior força do vôlei, com 10 conquistas da Liga Mundial e sempre favorito em todas as competições que disputa, isso se deve ao crescimento da modalidade nos anos 1980. Com uma parceria da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) com a Promoação (empresa liderada por Luciano do Valle), o esporte passou a ser mais divulgado na televisão brasileira.

Para alavancar esse crescimento, a parceria entre as duas organizações resolveu realizar uma partida de vôlei no Maracanã. O sagrado templo do futebol brasileiro era o palco perfeito para chamar a atenção. O Brasil havia sido vice-campeão mundial no ano anterior, na Argentina. Na decisão, foi derrotado pela União Soviética, uma força do vôlei que existe até hoje com a "herdeira" Rússia.

Os soviéticos foram convidados para fazer uma série de amistosos no Brasil, sendo o mais importante deles no Maracanã. Na grande noite, mais de 90 mil pessoas compareceram para mostrar a força que aquele novo esporte começava a ganhar no país.

Confira imagens da partida histórica no Maracanã



Uma quadra de vôlei foi montada no meio do campo do Maracanã. Mas, para desespero dos organizadores, a chuva acabou marcando presença em grande estilo. Com o piso escorregadio, os jogadores tiveram que se esforçar em dobro: além de bater o adversário, tinham que ficar em pé. Alguns desistiram dos tênis e meias e simplesmente jogaram descalços.

No entanto, o público não deu a mínima para a chuva e permaneceu no Maracanã incentivando a partida. Não havia como cancelar o evento diante daquela manifestação de apoio. Com improvisações do estilo "esparadrapo servindo como linha de três metros", o jogo seguiu.

O Brasil derrotou os campeões mundiais por 3 sets a 1, levando a torcida ao delírio. Era o pontapé inicial para a equipe que conquistaria a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1984, fato que motivou o apelido "Geração de Prata". E apenas nove anos depois do grande evento do Maracanã, a seleção brasileira chegou ao topo conquistando o ouro nas Olimpíadas de Barcelona 1992.

Assim nasceu o vôlei brasileiro. Com certeza algum visionário do princípio dos anos 1980 dizia: "Esse esporte ainda vai ser grande no Brasil".

Nenhum comentário:

Postar um comentário