domingo, 4 de dezembro de 2011

Título do Corinthians traz reação mais meteórica entre os grandes que caíram

ALLAN SIMON

Há quatro anos, o Corinthians lamentou o momento mais vexatório de sua história ao ser rebaixado no Campeonato Brasileiro. E foi nesse período que o clube deu a maior volta por cima entre os grandes que caíram para a segunda divisão.

A conquista do Brasileirão 2011, consolidada neste domingo (4) após o empate em 0 a 0 com o Palmeiras, foi a mais rápida de um clube grande rebaixado.

O Grêmio era o detentor do recorde. Rebaixado em 1991 e alçado de volta à Série A por uma virada de mesa em 1993, o Tricolor gaúcho foi campeão brasileiro em 1996, sob comando do técnico Luiz Felipe Scolari, ao bater a Portuguesa na decisão por 2 a 0. 

O Fluminense, que chegou ao fundo do poço ao cair para a Série C em 1998, teve seu rebaixamento consolidado na Série A um ano antes, em 1997. O clube carioca também contou com uma canetada dos bastidores para voltar à divisão principal, por meio da Copa João Havelange, em 2000. O Tricolor carioca voltou a conquistar um Brasileirão apenas em 2010, 13 anos depois da queda.

Palmeiras, Atlético-MG e Botafogo nunca mais voltaram ao lugar mais alto do pódio desde seus rebaixamentos. O Verdão chegou mais perto ao liderar a edição 2009 por 19 rodadas, mas perdeu o rítmo das vitórias naquele ano e acabou na quinta colocação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário