| Liedson foi um dos astros do título - Foto: Divulgação |
O sistema de pontos corridos foi implantado no Campeonato Brasileiro em 2003 com a premissa de organizar o futebol nacional e premiar os trabalhos mais competentes dos clubes. A julgar pelos resultados nas últimas nove edições, o Estado de São Paulo foi o maior beneficiado pela nova fórmula.
Com o título do Corinthians, conquistado neste domingo (4), no Pacaembu, após empate sem gols com o Palmeiras, os clubes paulistas somaram seis conquistas no atual sistema. O Timão já havia vencido em 2005, quando a competição ficou marcada por um escândalo de arbitragem que anulou 11 jogos e causou polêmica com o vice-campeão Internacional.
O Santos de 2004, comandado por Vanderlei Luxemburgo, foi o primeiro paulista campeão nos pontos corridos. Já o São Paulo é o recordista, com três conquistas seguidas entre 2006 e 2008.
O Rio de Janeiro, com os títulos de Flamengo e Fluminense em 2009 e 2010, respectivamente, aparece na segunda colocação. O Cruzeiro, em 2003, deu o único título até agora ao Estado de Minas Gerais. Ou seja, apenas clubes da Região Sudeste levaram a melhor nos pontos corridos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário