domingo, 4 de dezembro de 2011

Decisão contra o Vasco deu título mundial ao Corinthians em 2000

ALLAN SIMON

Corinthians e Vasco disputam neste domingo (4) o título brasileiro de 2011. O Timão, que na última rodada enfrenta o Palmeiras no Pacaembu, precisa apenas de um empate para faturar a taça. O time carioca tem que vencer o Flamengo no Engenhão e torcer por uma derrota do Alvinegro paulista. As duas equipes já protagonizaram uma importante decisão na história do futebol, e o Corinthians levou a melhor.

Em janeiro de 2000, a Fifa organizou seu primeiro Mundial de Clubes oficial. A disputa foi realizada no Brasil e teve dois grupos com quatro times, um com sede no Rio de Janeiro, e o outro em São Paulo. O Corinthians foi indicado como representante do país-sede porque havia sido campeão brasileiro em 1998.

A decisão dos organizadores chegou a ser questionada por parte da mídia, já que a competição seria realizada depois do Brasileirão 1999. Como o Timão voltou a faturar o Nacional naquele ano, a vaga foi legitimada.

O mesmo não se pode dizer do Vasco. A presença da equipe carioca no Mundial foi justificada com o título da Libertadores de 1998. No entanto, o Palmeiras era atual campeão da América do Sul quando o Mundial de 2000 foi disputado. E o título não havia sido "em cima da hora".

O Verdão conquistou a Libertadores nada menos que seis meses antes da competição da Fifa, que usou como argumento o fato de que o regulamento e os clubes participantes foram definidos em 1998 e que o Mundial seria disputado em 2000 por um problema que levou ao adiamento do torneio. Mas, o Manchester United, campeão europeu em 1999, teve sua vaga garantida.

Vencedores de seus grupos na primeira fase, passando por times como Real Madrid e o Manchester, Corinthians e Vasco decidiram o Mundial de Clubes da Fifa no Maracanã no dia 14 de janeiro de 2000. A partida terminou sem gols, assim como a prorrogação. Na decisão de pênaltis, brilhou a estrela dos goleiros Dida e Helton, mas o atacante Edmundo mandou para fora a última cobrança e o Timão ficou com a taça.



Relembre a decisão no vídeo abaixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário